terça-feira, 1 de abril de 2014

FONTE: BLOG REPÓRTER RENATA CRISTIANE

Ação rápida do Conselho Tutelar e da PM tira das ruas menores que aterrorizavam Centro de Cabo Frio

Crianças foram encontradas em local usado para 
tráfico e consumo de drogas no Canal Itajuru

PM precisou de muita calma e persuasão para tratar com os menores

Luciano Moreira

Os menores que aterrorizavam a Rua Major Belegard, na altura da Biblioteca Municipal Walter Nogueira, onde invadiram uma loja abandonada e transformaram o local em cracolândia e esconderijo, foram localizados e apreendidos na tarde de hoje, após denúncia de comerciantes do local, veiculada no BLOG Repórter Renata Cristiane (RC24h) e na rádio Litoral na manhã desta terça-feira (1).
Secretário da Criança e do Adolescente, Renato de Carvalho (de camisa azul) acompanha ação

O próprio presidente do Conselho Tutelar de Cabo Frio, Luiz Felipe Marinho, acompanhado de agentes, e o secretário da Criança e do Adolescente, Renato de Carvalho, foram até o local, apoiados por policiais militares, onde entraram na loja abandonada e confirmaram a denúncia de ela foi transformada em ponto de encontro para consumo de drogas e dormitório de desocupados, dada a quantidade de roupas sujas, pedaços de colchonetes, embalagens de quentinhas e de refrigerantes, além dos detritos humanos acumulados.
Presidente do CT, Luiz Felipe Marinho, também compareceu ao local

A secretaria de Ordem Pública  foi acionada para encontrar os proprietários da loja usada pelos menores, para providenciar que seja novamente fechada. Caso os donos não sejam encontrados, a própria secretaria irá lacrar o local.

Canal Itajuru

Como os menores não foram encontrados na loja, as equipes se dirigiram ao local apontado como de consumo e tráfico mais próximo, no Canal Itajuru, na altura da estação da Prolagos, na orla de São Bento. Os agentes chegaram de surpresa e avistaram os menores. Um deles tentou fugir, mas foi contido por um policial militar que usou da persuasão para convencê-lo a se acalmar.  O outro menor estava dormindo, mas quando foi acordado, também se exaltou, sendo contido na base de muita conversa, pelos agentes do Conselho Tutelar.

Violentos, arredios e "sabidos"

Os dois menores já têm mandados de busca e apreensão contra eles e foram encaminhados ao Ministério Público que deve enviá-los à uma unidade de saúde especializada em desintoxicação, já que os dois seriam dependentes de drogas.

No momento da abordagem, se mostraram bastante violentos e arredios, fazendo, inclusive, ameaças veladas. Surpreendentemente demonstrando conhecimento do Estatuto da Criança e do Adolescente, citando a proibição da divulgação de suas imagens, e o fato de não poderem ser apreendidos com truculência.

Após a passagem pelo Ministério Público, os menores foram encaminhados para atendimento psicológico e vão aguardar, em local adequado, para serem avaliados, nesta quarta-feira (2), por psiquiatras do CAPS-AD (Centro de Apoio Psicosocial - Álcool e Drogas), que vão avaliar a necessidade de encaminhamento dos dois à um centro de reabilitação, no estado de Minas Gerais.

Momento em que os menores foram encontrados no Canal Itajuru

Depois de muita conversa e convencimento...

...os menores cederam e acabaram entrando na viatura policial


Ação de busca aos menores paralisou trânsito na Rua Major Belegard