Entrevista com Cláudio Leitão
1- Cláudio, vc está decidido a ser pré candidato a prefeito. Pq vc decidiu isso e não por ser candidato a vereador ?
A decisão de candidatura no PSOL não é ato isolado. É fruto de entendimento e decisão da base do partido. O diretório reunido entendeu que eu poderia dar uma contribuição maior na candidatura a prefeito. Não existe projeto pessoal ou de ego como pensam alguns. Existe um trabalho conjunto para fazer o PSOL avançar.
2- O que vc da união entre Marquinho e Janio ?
Nenhuma surpresa. Já dizíamos antes que estes candidatos representavam um só desejo: manter este modelo de gestão que está aí. Alfredo, Jânio, Paulo César, Alair, Mansur, Silas e Froilan já estiveram juntos em vários momentos da política local, apenas trocam de posição, ora aliados e ora adversários, de acordo com a conveniência pessoal e de grupos. Não vão mudar nada. Os compromissos assumidos com os financiadores de campanha de sempre estão firmes como nunca. Vão forçar novamente uma falsa polarização entre Alair e um deles. A população não pode se enganar de novo. Vamos para o enfrentamento.
3- Marquinho está convocando todo mundo a fazer uma frente contra Alair. Vc toparia participar ?
De jeito nenhum. Não existe rompimento entre eles. É tudo jogo de cena e empulhação. Apenas novos atores de um velho filme. O nosso projeto é de ruptura com este modelo de gestão. Queremos transparência total dos recursos públicos e prioridade absoluta nas políticas públicas essenciais: educação, saúde, saneamento, habitação popular e geração de emprego e renda. Tudo que eles prometeram e não realizaram nos últimos vinte anos.
4- Vc tem dito abertamente que, se eleito, não dará favores a vereadores e à imprensa babona. Vc não acha que se for eleito será derrubado em pouco tempo por eles ?
Isso é um argumento covarde de quem não tem coragem de colocar o “dedo nas feridas” desta cidade e promover um amplo processo de mudança na gestão pública.
5- Como andam as negociações com o PCB ?
Aguardando posicionamento do PCB para uma aliança estadual.
O PSOL é um partido radicalmente democrático formado por algumas correntes socialistas que as vezes divergem em algumas posições políticas internas. Existe liberdade e debate interno das questões. Não tem cacique mandando. O senador discordou de algumas posições em que sua corrente foi derrotada internamente e foi infeliz nestas declarações. O fato foi superado e o senador continua realizando um excelente mandato em prol das causas socialistas e populares.
7- Como vc avalia o quadro da sucessão em Cabo Frio ?
A resposta da pergunta número dois ilustra esta questão. Acho que é um momento oportuno para a população dar uma resposta nas urnas a todos estes desmandos que foram realizados nos últimos 20 anos. Os avanços obtidos não correspondem ao montante de dinheiro que transitou no orçamento do município neste período: mais de 5 bilhões de reais. Não existe equipamento urbano na cidade e nem melhora de qualidade de vida da população que justifique estes gastos. Por outro lado, olhe para o patrimônio dos “caras” que governaram. Eles vão tentar de novo e repetir no horário eleitoral as mesmas promessas não realizadas.
8- Vc não tem espaço na mídia babona, apenas em programas independentes. Vc pensa em acionar a justiça durante as eleições se este desequilíbrio se mantiver ?
Durante as eleições os meios de comunicação tem que dar espaço igual aos candidatos como reza a lei, logo, acredito que não teremos problemas com relação a isso.
9- O PSOL também tem sido agressivo contra os governos de Mirinho e Andinho. Como vc vê o crescimento do partido na região ?
Não somos agressivos, apenas temos a coragem e a independência de apontar folhas e desvios de função com o dinheiro público. Acredito que estamos avançando porque temos coerência na defesa dos interesses coletivos. Temos lado na disputa política e não ficamos em cima do muro. O nosso lado é o da população. Nos falta ainda a visibilidade necessária para que este posicionamento seja percebido de forma correta. Fazemos críticas, mas também apresentamos propostas.
10- Marcelo Freixo hoje é um nome nacionalmente conhecido e que participará de sua campanha. Vc acha que ele pode agregar popularidade à sua possível candidatura ?
Acho que ele pode agregar credibilidade. Marcelo Freixo é hoje um dos homens públicos mais respeitados do Estado, e a presença dele ao nosso lado mostra a seriedade com que atuamos na política. A população não pode se deixar enganar pelos maus políticos que querem passar a imagem que todos são iguais e que partidos políticos representam a mesma coisa. Uma avaliação mais criteriosa do espaço político mostra que isso não é verdade. Existe gente correta em vários partidos. No PSOL primamos pelas boas práticas políticas e o Dep. Marcelo Freixo é um exemplo vivo desta postura.