POUCAS & BOAS
O colega blogueiro Alan do Chaparral achou “engraçado” que a Prolagos avisasse que ia suspender o fornecimento de água para o 2º Distrito – e com certa razão; pois com ou sem aviso eles não tem fornecimento mesmo. Se serve de consolo… Agora é a vez dos bairros que ficam do lado de cá da ponte (Gamboa, Jacaré, Ogiva e Peró) ficarem “a seco”. Motivo rolou uma pedra do Morro da Guia (não era que estavam fazendo obra de contenção?) e rompeu a tubulação que passa pela ponte Feliciano Sodré – mas ninguém avisou os moradores para economizarem água. Então aviso eu!
Foi com muita satisfação que recebi ontem a confirmação de que 70% do eleitorado do Pará cortou o barato dos fominhas de plantão para a divisão do estado em três (Pará, Carajás e Tapajós). Apesar de que um plebiscito custa uma nota preta aos cofres públicos, é muito melhor do que bancar mais dois governadores, e respectivas Câmaras, Senadores e coadjuvantes “ad eternum”, a decisão é definitiva e sem apelação. E prova que quando o povo não quer safado não se cria! E por falar em separatistas, não se fala mais em emancipação do 2º Distrito, não por parte de políticos pelo menos… O que houve? A possibilidade de perder os royalties assustou os caras?
Bem que eu avisei que pelo mapa das correntes marítimas da nossa costa a mancha de óleo da Petrobrás/Chevron poderia chegar às nossas praias e prejudicar a pesca (costeira ou não). O óleo não foi todo recolhido e evidentemente vai para algum lugar – e que não é para o fundo, como qualquer dona de casa sabe. Já recebi vários relatos de gente que foi à praia e voltou “cagado de óleo”. Por outro lado já tem muito peixeiro comprando de outros lugares suas mercadorias, e os preços já estão nas nuvens. Peixe fresco neste Natal/Ano Novo nem pensar…
Apesar de não comprar jornais, e quase não sair de casa (uma vez por semana no máximo), tenho conseguido me manter a par das “novidades” através de três fontes: e-mails de amigos e leitores, noticiários (TV, e Agencias on-line), e principalmente pela leitura de outros blogs/sites. Só que uso os “favoritos” na ordem inversa do que a maioria das pessoas. Ou seja, começo sempre pelo que eu menos gosto, ou do que mais discordo, passando pelos mais ou menos, e por fim leio aqueles que gosto e/ou aprovo. Os que eu considero idiotas – ou que só falam merda; só acabo lendo se for por “tabela” – outro blog que repercuta…
O mais engraçado neste método, é que percebi que nas minhas raras saídas, acabo tropeçando sempre com alguém pertencente à primeira categoria de “favoritos”, qual seja: jornalistas, blogueiros e pessoas públicas, que tem pensamentos diametralmente opostos aos meus – o que eu chamaria de “inimigos cordiais”. E coincidência (ou não) pouco tempo depois destes encontros involuntários, aparece uma matéria “provocando” ou criando factóides, sobre algo ou alguém que eu mencionei nestes breves e superficiais “encontros”…
O fato de ler/assistir as “vozes discordantes” em primeiro lugar é totalmente proposital! Até por que os amigos, a gente sabe o que pensam ou como vão agir já os inimigos nem sempre… E gosto de me antecipar aos fatos, e não é muito difícil perceber onde e como será o próximo “ataque”, ou qual será a mudança de lado, pelo simples expediente de cruzar informações e ler nas entrelinhas. Experimentem! Vocês vão se divertir um bocado.
Parece que este ano pré-eleitoral um tanto atípico, e a indefinição sobre quem vai ser efetivamente apoiado pela “máquina” está provocando confusão mental nos governistas. Tenho a nítida sensação que estão fazendo uma programação e ornamentação de Carnaval – ou micareta como queiram, para o Natal. A decoração ficou a cargo do dono do “Cabofolia” e presidente do DEM (e que se diz pré-candidato). Já a árvore parece um carro alegórico, e a programação musical é tudo, menos natalina. E o presépio prometido ao vereador Luiz Geraldo nem cheiro. Será que no Carnaval teremos a caravana da Coca- Cola na Morada do Samba?
Enquanto a prefeitura enche a boca sobre a decoração de segunda mão, a programação de quinta, e sobre a esmolinha de cem pratas, que tão generosamente oferece aos munícipes. Entidades como o grupo de motociclistas comandado pelo “Japa da Banca de Jornal” promove churrasco boca livre e distribuição de presentes para a criançada e sem nenhum alarde. O oferecimento do Auto de Natal da Tribal, também foi olimpicamente desprezado, pelo governo de memê – mas foi aceito nos municípios vizinhos. Sabem por quê? Não rola grana suficiente para uns e outros faturarem uma porcentagem (chega a 60% em muitos casos) de “intermediação”…
O sambista e apresentador do programa “Vai dar Samba” (Lagos TV), meu caro amigo e vizinho Bira do KÔ, aproveitou o microfone aberto para agradecimentos (Moção de Aplauso) da tribuna da Câmara, para reavivar várias denuncias sobre o Carnaval de Cabo Frio. Apesar da cara de tacho dos vereadores, não podemos esperar que hajam muitos desdobramentos, pois em breve a casa entra em recesso e quando retomar suas atividades, já serão “águas passadas” e muito em cima do Carnaval. Mas, ainda assim foi divertido ver os governistas com as calças na não, ainda que mais não seja por uns cinco minutos…
O fim de semana foi de muita correria nas lojas de roupas e sapatos de Cabo Frio, tropecei com um monte de conhecidos (homens em sua maioria) procurando estes itens de vestuário brancos. Não sei bem por que, mas as lojas parecem estar desabastecidas destes itens imprescindíveis para o acesso ao tradicional Baile do Branco da Lagos TV. Para quem ainda está desguarnecido, sugiro uma visita às lojas de uniformes para as calças. Quanto aos sapatos, perguntei à organização e tênis serão admitidos, mas tem que ser predominantemente brancos. Já para as senhoras é mais fácil, pois existe a possibilidade de usar prateado, e que poderá servir para o Ano Novo.