sexta-feira, 21 de outubro de 2011

FONTE: SITE JORNAL DE SÁBADO


Praça da Bandeira: obras estão adiantadas

Importante área de lazer de Cabo Frio, a Praça da Bandeira, localizada no bairro da Passagem, passa por obras de reforma com o objetivo principal de oferecer aos moradores do município ainda mais diversão. De acordo com a previsão da Coordenadoria Geral de Planejamento (Cogepla), vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento da Cidade e Ambiente, o término das obras está previsto para o final do ano.
Conhecida por receber crianças, jovens e adultos, principalmente nos finais de semana, a Praça da Bandeira é também ponto certo para músicos e dançarinos. Em função disso, de acordo com o Superintendente do Departamento de Projetos da Cogepla, Felipe Araújo, a praça vai ganhar uma concha acústica, com nove metros de largura, e uma pista de dança. O conjunto promete dar mais comodidade aos seresteiros que escolheram o local para apresentações.
A quadra esportiva também está passando por reformas e terá novo piso e alambrado. O mesmo acontece com o campo de areia. O parque infantil vai ganhar grama sintética, além de novos e modernos brinquedos. Também será feita uma revitalização paisagística no local, com introdução de plantas nativas e novas mudas de árvores, e um novo estudo para vagas de estacionamento.
Praça do Teatro – Já considerada a maior intervenção urbanística realizada em Cabo Frio, a Praça do Teatro, na Praia do Forte, já está cercada e com as obras iniciadas. Mas, para cumprir uma determinação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), teve início nesta quinta-feira, dia 20 de outubro, uma prospecção arquitetônica para avaliação arqueológica do local.
As prospecções estão sendo realizadas pela empreiteira responsável pela obra, com total acompanhamento de técnicos do IPHAN. A ação se faz necessária em virtude do tombamento da Praia do Forte pelo órgão. Caso seja encontrado algum vestígio arqueológico no local, o mesmo será isolado para avaliações mais precisas. A intervenção deve durar cinco dias, de acordo com o Superintende Felipe Araújo. Em função disso, poderá haver mudanças no cronograma inicialmente proposto para o término da obra, que seria em meados de 2012.
A Praça do Teatro terá 16 mil m² de área construída e vai abrigar três anfiteatros a céu aberto, o Espaço Zen, destinado à prática de atividades como ioga e tai chi chuan, além de parque infantil e o prédio do Museu do Surf. No local, também será organizada, em oito blocos, a feira de artesanato, que contará com 160 boxes para os artesãos e 32 dedicados à área de alimentação.
Também já em fase adiantada, a construção da ciclovia da Praia do Forte contará com uma segunda fase de obras. Foi aprovado, recentemente, o projeto que estende a pista dedicada às bicicletas para a Avenida Litorânea. A primeira etapa da ciclovia vem sendo construída no canteiro central da Avenida do Contorno, com início próximo à Praça das Águas.