Engraçado como os funcionários e simpatizantes do Deputado Janío Mendes tentam dissimuladamente fingir que não existe uma aliança entre Janío Mendes e o governo Marcos Mendes. Só que ao mesmo tempo que fingem não saber do acórdão enaltecem o mesmo acordo.
Por exemplo, Rafael Peçanha em seu blog anuncia alegremente que Janío Mendes (PDT) inaugurou a UPA de Tamoios e que andou ao lado do Sérgio Cabral (PMDB) o dia inteiro em seu helicóptero enquanto Alfredo Gonçalves (PMDB) que é o candidato oficial de Marcos Mendes não conseguia nem chegar perto da aeronave.
E o motivo da alegria de Rafael Peçanha em narrar esses fatos se deve a esperança que Sérgio Cabral entregue o PMDB a uma coligação com o PDT retirando assim Alfredo Gonçalves da disputa e tornando Janío Mendes o candidato oficial da máquina.
Apesar dessa forma de fazer política ser inescrupulosa, os assessores de Janío Mendes acham lindo seu chefe tentar retirar o partido do candidato oficial da máquina, nem ligam que se torne evidente que seu objetivo seja conquistar o apoio irrestrito de Marcos Mendes e sua máquina de 500 milhões de reais.
Claro que Alfredo Gonçalves tem se demonstrado um péssimo articulador político, mas não é ingênuo e nem idiota para não perceber que Janío Mendes está com uma faca apontada para suas costas, dificilmente Janío Mendes conseguirá tomar o PMDB de Alfredo Gonçalves, e sem o PMDB Janío será apenas candidato dos Secretários Municipais que não acordaram sua continuidade com Alfredo, automaticamente Janío também será o candidato secundário do governo estadual, e sem a máquina Janío já se mostrou fraco, é ainda um politicozinho que por um aborto da natureza caiu na suplência da ALERJ e com isso terminará sua eleição para prefeito em um ridículo 3º ou 4º lugar.