sexta-feira, 23 de setembro de 2011

FONTE: BLOG TAMOIOS URGENTE


OPERAÇÃO FLAGRA IRREGULARIDADES AMBIENTAIS EM TAMOIOS


Uma operação conjunta das policiais civil e militar e da prefeitura de Cabo Frio, realizada nesta quarta-feira (21), em Cabo Frio, na Região Lagos, constatou a prática de diversas irregularidades na Área de Proteção Ambiental (APA) do Parque da Preguiça, no Distrito de Tamoios, um corredor ecológico de Mata Atlântica. 

Entre os problemas constatados, estão a devastação da Mata Atlântica por invasores que ocuparam irregularmente partes do parque, a retirada clandestina de areia, o abandono de partes de carcaças de cerca de 40 automóveis, a construção irregular de casas e a atividade clandestina de desmonte de veículos.

A operação é a primeira de uma série que se repetirá nos próximos dias, resultante da atuação conjunta do Ministério Público do Rio, da Secretaria de Estado do Ambiente e do Instituto Estadual do Ambiente. A ação foi deflagrada após a realização de um levantamento aéreo num helicóptero do Serviço Aéreo Policial da Polícia Civil, e contou com a colaboração da concessionária de distribuição de energia elétrica (AMPLA). 

Durante a ação, uma casa irregular foi demolida, o proprietário de um ferro-velho foi notificado e a AMPLA desativou diversas ligações clandestinas de energia.
A titular da 2ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva do Núcleo Cabo Frio e designada também para atuação na 1ª Promotoria de Justiça, Denise da Silva Vidal, esclarece que, juntamente com a repressão às irregularidades ambientais no parque, será realizado cadastramento dos moradores da área e diagnóstico da situação dos serviços públicos prestados à população carente do Distrito de Tamoios.