quinta-feira, 1 de março de 2012

FONTE: BLOG PROFESSOR CHICÃO


Carlos Victor foi salvo pelo hospital que tentou destruir, afirma médico

"Veja que ironia, Há alguns anos, ao assumir as UNIMED, Carlos Victor patrocinou o que seria um descredenciamento branco da clínica Santa Helena, e quando isto acontece? Isto acontece quando um convênio começa a atrasar substancialmente o pagamento devido ao prestador do serviço, e também quando ele, além de atrasar o pagamento, realiza uma glossa, um corte, grande no valor devido, justificando mal, ou sequer justificando, estes cortes. 

Assim, sem receber pelo atendimento aos pacientes, não resta outra alternativa ao prestador de serviço que não seja pedir para não mais atender aos pacientes deste convênio. Afinal, de forma leviana, o convênio está, na verdade,  apenas forçando o pedido de descredenciamento. Com isso, a UNIMED retirou da Santa Helena uma importante fonte de pacientes e, consequentemente, uma importante fonte de renda. A clínica quase quebrou, chegou a beira da falência. Mas os diretores da clínica, médicos já antigos de Cabo Frio, como Dr. Clóvis, e Dr. Geraldo Barroso, estavam com seus filhos se formando, ou formados, em medicina. E esta turma estudou, se capacitou, e voltou para Cabo Frio para tentar salvar a Santa Helena. 

Assim, mesmo sem apoio da Unimed, a clínica foi lentamente reforçando os seus serviços médicos. O Dr. carlos Alberto retornou do Canadá e abriu o serviço de alta complexidade em cirurgia cardíaca, a Dr.a Denise passou a exercer a Pediatria, o Dr. Rogério abriu o serviço de cirurgia vascular, o Dr. Fernando chegou com a hemodinâmicae e as coisas foram caminhando.

Passados estes anos, o serviço de cirurgia cardíaca se tornou a referência do SUS para procedimentos desta natureza na Região dos Lagos, alguns anos atrás ele era o serviço de referência de praticamente todo o interior. Porém, com abertura de seviços em Volta Redonda, Macaé e etc., ele ficou como referência para doentes da Região dos Lagos, e para pacientes provenientes das UPAs do Rio de Janeiro, que aqui chegam de helicóptero.

Pois bem, este serviço até possui o credenciamento da UNIMED, mas se formos observar o movimento dos conveniados que dependem deste serviço em Cabo Frio, veremos que o grosso destes procedimentos é autorizado pela UNIMED de Cabo Frio em Clínicas do Rio de Janeiro, muito pouco é autorizado aqui. Sem contar que o CTI da clínica, usado por Carlos Victor, não possui o credenciamento da UNIMED. Sendo o seu uso, talvez, autorizado apenas quando extensivo de um procedimento em alta complexidade de cirugia cardíaca que não poderia esperar o paciente chegar ao Rio de janeiro.

O Dr. Carlos Victor possivelmente era um pacinete que não poderia esperar a viagem até o Rio de Janeiro, e com esta característica foi operado pela Santa Helena. Então, reparem, a Clínica que ele asfixiou financeiramente há alguns anos atrás, é a mesma que salva a sua vida. Assim são a medicina e os médicos de verdade, fazendo o bem, sem ver a quem. Que este episódio possa tocar o seu espiríto, e que uma nova relação se faça entre a clínica Santa Helena e a UNIMED, é o mínimo que se espera de quem recebe como dádiva a mão de um médico a reacender-lhe a chama do coração."

Dr. Marcelo Paes